domingo, 30 de agosto de 2015

A Realidade Brasileira

No Brasil, a desigualdade social é uma das maiores do mundo.Muitas pessoas de baixa renda crescem com má qualidade na educação escolar,alimentação precária,ambiente familiar ruim,entre outros. A má distribuição de renda, a pobreza e a fome estão interligados.
A desigualdade social ocorre quando a distribuição de renda é injusta,desigual,onde fica nas mãos de poucos. O elevado preço dos alimentos afeta mais as pessoas de baixa renda,que não têm condições de comprar produtos "caros", e isso é um dos responsáveis pela má distribuição de renda brasileira. Se há uma deflação,ou seja,diminuição de preço,a população pode comprar mais alimentos, e assim diminui-se a fome.
Outro ponto que melhora a distribuição de renda é o aumento do salário mínimo,pois a empresa pagará mais aos seus empregados,fazendo com que eles possam consumir mais. Além disso, no mercado informal,os salários tendem a se ajustar no patamar do novo salário mínimo.
Uma educação de baixa qualidade diminui as chances dos pobres entrarem no mercado de trabalho para tentar uma estabilidade financeira ou até mesmo enriquecer-se. A educação não vai resolver,mas sem ela quase nada mudará nesse país. O país não cresce e nem vai a algum lugar,sem educação. Esta é um dos mais adequados investimentos para que o país desenvolva-se,contudo custa caro para o mesmo.
Algumas soluções foram ditas,contudo há necessidade que os políticos brasileiros aceitem a realidade da distribuição de renda e façam algo para resolvê-la. Até agora o governo ajuda com políticas de curto prazo,por exemplo,o programa "Bolsa Família",mas é imprescindível uma política de longo prazo,por exemplo, uma educação qualificada. Os políticos também não fazem nada, pois eles são os beneficiados por essa estrutura social brasileira;ganham o seu salário alto enquanto que muitas outras pessoas passam fome.
Quem já viu o filho ou o neto de algum político em escola estadual ou municipal?
O Brasil preocupa-se mais com a sua imagem exterior. A produção brasileira é voltada para engordar o superávit da balança comercial,que serve para pagar juros e mais juros da dívida externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário