sábado, 16 de maio de 2015

A França Pré Revolucionaria



A Economia
    A situação econômica da França era crítica. Dos 26 milhões de habitantes, 20 milhões viviam no campo em condições de vida extremamente precárias. Uma parte dos camponeses ainda estava sob o regime de servidão
A sociedade
    A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados: 
  • *Primeiro Estado - era o clero francês composto por elementos vindos das ricas famílias da nobreza, possuindo toda a sorte de privilégios, inclusive o de não pagar impostos.
  • *Segundo Estado - era a nobreza em geral. Os privilégios eram incontáveis, sendo que o mais importante era a isenção de impostos.
  •  *Terceiro Estado - Era o setor da sociedade francesa composto pela maioria  da população, sobre cujos ombros recaia todo o peso de sustentação do reino francês. Esse setor era composto, na sua maioria, pelos camponeses que forneciam os alimentos para toda a França, além de terem de pagar pesadíssimos impostos.


A Política 

A política na França pré-revolucionária mostrava os sinais da decadência acumulada dos outros Reis absolutos, principalmente um déficit crônico no reinado Luís XVI, que subiu ao trono em 1774.
As críticas ao regime aumentavam dia-a-dia. Os intelectuais, baseando-se nas teoria dos iluministas, não poupavam seus escritos para criticar desesperadamente o regime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário