sábado, 16 de maio de 2015

Revolução Francesa

Artigos 
  1. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141989000200003&script=sci_arttext : Esse artigo se trata da revolução francesa. Quem escreveu este artigo foi  Michel Vovelle.
  2. http://www.quadrante.com.br/artigos_detalhes.asp?id=76&cat=10:A Revolução Francesa e a Igreja. É comum afirmar que a Igreja Católica, imbuída de uma mentalidade obscurantista e autoritária, opôs-se aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade pregados pela Revolução Francesa. Entretanto, um estudo mais aprofundado dos acontecimentos ocorridos na França durante esse conturbado período mostra que a realidade é bem mais complexa do que parece.

Indicação de livros
  1.  Impérios Antigos da Mesopotâmia ao Islãde Eric Cline e Mark Grahamtraz uma síntese relativamente breve e, ainda assim, bastante completa do antigo Oriente Próximo, Mediterrâneo e Europa, incluindo o mundo greco-romano, a Antiguidade Tardia e os primórdios do período muçulmano.
  2. A Idade Média-Nascimento do Ocidentede Hilário Franco Júnior, trata do período entre os séculos IV e XVI, tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais frequência, Idade Média.
  3. As Veias Abertas da América Latina- de Eduardo Galeano, é um inventário da dependência e da vassalagem de que a América Latina tem sido vítima, desde que aqui aportaram os europeus no final do século XV.
  4. Raízes do Brasil-de Sérgio Buarque de Holanda, é uma das obras fundadoras da historiografia e das ciências sociais modernas no Brasil.
Sites
  1. http://cafehistoria.ning.com/: A rede Café História é um bom ponto de encontro com historiadores, estudantes e curiosos para discutir temas relacionados à disciplina. Como em qualquer rede social, dá para fazer amizades, mandar e responder perguntas, enquetes e ajudar a incendiar os fóruns de discussão. O site tem também vídeos, entrevistas e blogs com várias dicas de livros dadas pelos membros da rede.
  2. http://gloriadaidademedia.blogspot.com/ : Este blog é extremamente bem construído, possui um conjunto de dados muito completo sobre a Idade Média, tanto quanto um site comum. Entre seus vários recursos se destacam um aplicativo que permite visualizar catedrais medievais em 360 graus, além de uma série de áudios de músicas medievais, com cantigas tradicionais e orações. É uma consulta importante para todos os professores que quiserem despertar o interesse de seus alunos por esse período ainda muito mal compreendido pelos próprios historiadores.
  3. http://historiaunirio.com.br/numem/detetivesdopassado/Este é um link genial do site da Unirio, que faz com que o leitor se coloque no lugar dos agentes históricos e assim compreenda melhor como o fato se desenrolou. É um instrumento didático de grande valor que pode ser sugerido pelo professor para que os alunos consultem; caso estejam trabalhando com o tema do Brasil do XIX e, sobretudo, com a questão da escravidão, o site dá um suporte extremamente coerente e eficiente para o desenvolvimento em sala de aula. Também possibilita baixar os documentos usados para uso mais versátil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário