O ILUMINISMO E LIBERALISMO
A) O lIuminismo
Conceito: movimento
de renovação cultural, cujas idéias iam ao encontro das aspirações burguesas,
na medida em que criticava o Antigo Regime e tudo que ele representava. Iniciou
na Inglaterra em fins do séc. XVII e atingiu o seu apogeu na França do séc.
XVIII, expandindo-se pelo norte da Europa e influenciando a América. Também
denominado Filosofia das Luzes, Liberalismo político, ou Ilustração.
Principais
Fundamentos:
- limitação do poder
do soberano, rejeição da Teoria do Direito Divino dos Reis;
- defesa de um
sistema constitucional como meio de determinar os direitos e deveres do
governante e dos governados;
- rejeição aos
privilégios da nobreza e do clero, especialmente no que diz respeito ao
pagamento de impostos diretos;
- defesa da
não-intervenção do Estado na economia (Liberalismo Econômico;)
- crítica aos
privilégios de classe;
- defesa da liberdade
de expressão.
Principais pensadores
lIuministas:
- Locke (1623-1704)
O
Estado deve apenas garantir os direitos naturais dos súditos (vida, liberdade e
propriedade). O abuso de um monarca é motivo para o povo destituído do poder.
De todos os poderes, o Legislativo (dos representantes do povo) é o mais
importante, mas não ilimitado.
A defesa da propriedade como direito natural
demonstra o caráter burguês de seu pensamento, o que foi seguido por outros
pensadores.
Obra: "Segundo Tratado do Governo
Civil", dentre outras.
- Rousseau (1712-78)
Romântico
defensor da justiça social, das liberdades, do fim da tirania, determina que o
mundo bom é o mundo primitivo (volta ao primitivismo), uma vez que o
"homem nasce bondoso e livre e a civilização o "perverte".
Fundamentou sua doutrina social e política em torno da idéia do pacto.
Considerado o "Pai da Democracia", destacou-se por propor a soberania
popular. Afirmava que a função do Estado era a de agir de acordo com a vontade
da maioria, desde que, quando o indivíduo homologava o "contrato
social", submetia os seus direitos naturais à comunidade.
Obra: "O
Contrato Social", entre outras.
-Montesquieu
(1689-1755)
Defendeu
a soberania limitada dos reis, difundiu as instituições parlamentares da
Inglaterra na obra "Cartas Persas". Celebrizou-se com a teoria dos
"Freios e Contrapesos", que propunha a divisão dos poderes
(executivo, legislativo e judiciário)
Obra: "Do Espírito das Leis", entre
outras.
-Voltaire
(1694-1778) . .
Defensor da liberdade individual e da tolerância
intelectual "Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei
até a morte o vosso direito de dizê-Io", Ataques radicais às instituições
organizadas como o Estado e a Igreja.
Obra:
"O Dicionário Filosófico" e "Candido", entre outras.
*Diderot e
D’Alambert, destacam-se como enciclopedistas, organizadores da
"Enciclopédia"coletânea de 35 volumes contendo vários pensamentos
liberais e sistematizando a filosofia iluminista.
B) O Liberalismo
II Laissez-faire,
laissez-passer, le monde va de lui-même"( "Deixai fazer,
deixai passar, que o mundo anda por si mesmo").
Conceito:
Doutrina econômica que propugna a existência de "leis naturais" que
controlam a economia, combate os princípios do mercantilismo, condenando a
intervenção estatal. Surgiu na segunda metade do séc. XVIII na França e atingiu
seu apogeu na Inglaterra. .
Escolas Liberais:
Fisiocrática ou
agrarianista (Francesa)
. Principal
representante: Françoise Quesnay
. A agricultura é a
única atividade de fato produtiva . A terra é a principal fonte de toda a
riqueza
. defesa de um
"capitalismo liberal e agrário"
Escola Clássica
(Inglesa)
. Principal
representante Adam Smith
. O trabalho
associado ao capital é a principal fonte de riqueza
. Defesa da divisão e
especialização do trabalho (DTT)
. Divisão Internacional do Trabalho (DIT) – “
As verdadeiras colônias são os povos livres”
Obra: "A Riqueza
das Nações" - 1776
Princípios
básicos:
- existência de leis
naturais que regulam a economia (ex.: a da oferta e da procura)
livre-iniciativa (individualismo econômico);
- livre-concorrência
e livre cambismo;
- defesa da
propriedade privada;
- liberdade de
contrato;
- combate ao
mercantilismo.
Principais
Teóricos: Adam Smith (1723-90)
Afirma ser o
trabalho, aliado ao capital, o fator determinante da riqueza das nações. Vê a
racionalização do trabalho (divisão técnica) como fator de eficácia do mesmo.
Em um trecho de sua obra "A Riqueza das Nações", afirma: "Não se
vêem, por ventura, povos pobres em terras vastíssimas, potencialmente férteis,
em climas dos mais benéficos? E, inversamente, não se encontra, por vezes, uma
população numerosa vivendo na abundância em um território exíguo, até algumas
vezes em terras penosamente conquistadas ao oceano, ou em territórios que não
são favorecidos por dons materiais? Ora, se essa é a realidade, é por existir
uma causa sem a qual os recursos naturais, por preciosos que sejam, nada são,
por assim dizer; uma causa que, ao atuar, pode suprir a ausência ou
insuficiência de recursos naturais. Em outros termos, uma causa geral e comum
de riqueza, causa que, atuando de modo desigual e vário entre os diferentes povos,
explica as desigualdades de riqueza de cada um deles; essa causa dominante é o
trabalho."
- Stuart MiII
(1806-73)
Em sua obra "Princípios da Economia
Política", realiza uma síntese das teorias clássicas. Sua preocupação com
as questões sociais, seu interesse pela justiça social e tentativa de conciliar
o individualismo com o intervencionismo, leva-nos a classificá-Io como um
teórico de transição (entre a escola clássica e o socialismo), .
- Malthus (1776-1843)
Em
sua obra "Ensaio Sobre a População, investigando as causas que provocam a
miséria da humanidade ele conclui que a população cresce em uma progressão
geométrica (1,2,4,8,16,..), enquanto a capacidade dos homens de produzir
víveres cresce em uma progressão aritmética (1,2,3,4,...). entende que o
restabelecimento do equilíbrio entre população e alimentos se devia às
epidemias, fomes e guerra, que provocavam um decréscimo da população ou através
da limitação voluntária da natalidade. Sugere que os homens só se casem e
tenham filhos quando forem capazes de sustentá-Ios, do contrário, que optem
pelo celibato e pela castidade.
- David Ricardo
(1772-1823)
Em
sua obra "Princípios da Economia Política e Tributária", estabelece a
"Teoria do Valor", onde sustenta que o custo da produção determina o
valor dos bens. Desenvolve também a "Teoria da Renda", denomina renda
ao lucro suplementar que os produtores que produzem em condições favoráveis
detêm sobre seus concorrentes, uma vez que os preços de venda tendem a se
conformar com o custo operacional mais elevado.
Considerações
finais
O
liberalismo estabeleceu uma “equação necessária entre ser homem e ter direitos”
, implicando assim em uma ruptura considerável com princípios que fundamentavam
a velha ordem (Antigo Regime), tais como: a sociedade estamental. Porém
embasado no princípio meritórico, segundo o qual a posição do indivíduo na
sociedade é fruto de sua competência ou indolência, não avançou no que concerne
a desigualdade social, tomada como fruto da diferença dos talentos.
Na
perspectiva Liberal o responsável pelo sucesso ou fracasso do indivíduo é ele
mesmo, não cabendo ao Estado, “guarda noturno”, dirimi-la. Seu papel é garantir
a igualdade dos homens perante a lei e a preservação de seus direitos. Falam em
igualdade jurídica e não em igualdade social, tema do qual se ocuparão os
socialistas no século seguinte.
O
Despotismo Esclarecido ou Reformismo Ilustrado, característico de regiões onde
a burguesia se revelava mais frágil, foi a tentativa de modernizar os estados
absolutos a partir de novas idéias ensejadas pelo Iluminismo, entre as quais a
rejeição do princípio do Direito Divino, a tolerância religiosa e a igualdade
social perante os impostos; com o
objetivo de garantir uma sobrevida ao absolutismo, um dos alvos do Iluminismo.
O prof. Falcon alerta para a impropriedade do uso do termo Despotismo,
salientando que este é empregado como equivalente de absolutismo, o que sabemos
não procede.
Atividades:
01-
O Iluminismo pode ser considerado uma filosofia revolucionária? Justifique sua resposta.
02-
Explique a afirmativa abaixo:
“O
iluminismo estabeleceu uma equação necessária entre ser homem e ter direitos.
03-
Elabore um pequeno texto
relacionando iluminismo e liberalismo.
04-
Contraponha a igualdade jurídica
(formal) à igualdade social.
05-
Discuta o conceito de “Despotismo
Esclarecido”
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